É importante escolher os quadros de acordo com o estilo dos móveis e cores do ambiente em que você vai colocar eles?
A cor da parede precisa combinar com o quadro, para destacar ele. Então, nas paredes mais claras e neutras fica melhor colocar quadros com cores mais fortes. Já em paredes mais escuras, o melhor é escolher os quadros mais claros.
E, se a sua ideia é um quadro central, que se destaque, dá pra escolher um bem grande, que ocupe toda a parede. Nesse caso, é ideal deixar ele pelo menos um metro e meio do chão. Agora, se você quiser colocar o quadro em cima de um sofá ou cama, aí ele tem que ficar no mínimo 25 cm acima do móvel? Ah, e se além desse quadro grande, você quiser colocar quadrinhos menores, é legal deixar eles dispostos em função do maior.
Quando você for usar vários quadros menores, o ideal é colocá-los em grupos, mas, sempre com um espaço entre eles, para não parecer uma decoração pesada, viu? Dá pra colocar de vários jeitos. Na horizontal, vertical, em linhas duplas, aí é você que escolhe. Mas, sempre de acordo com a parede, hein!
Pra pregar os quadros, além de analisar a parede, você precisa ter todos os objetos que ficarão perto dele como referência. E, antes de furar, marque com um lápis o lugar certinho onde você vai colocar o prego, tá? Se for usar uma furadeira, a dica é usar uma fita crepe no local do furo pra não estragar a pintura!
Agora, se você preferir uma decoração mais moderna, dá pra deixar os quadros sem moldura, apoiados nos móveis, quase suspensos. Isso vai deixar o ambiente mais descontraído. Ah, outra ideia que vem sendo muito usada é a impressão de fotos em grandes dimensões, viu? Para escolher essas fotos é importante saber antes se você quer fotos de paisagens, objetos ou cenas.
Se preferir fotos de pessoas, aí podem ser posadas, com a família, com os amigos ou de alguma cena marcante, tirada de forma inusitada. E, dá pra imprimir fotos de vários tamanhos. Dá até pra criar mosaicos, sabia? Tudo com qualidade de cor e definição.