Como Decorar Sua Mesa Posta Para Receber A Família Nas Festas De Fim De Ano

Como decorar sua mesa posta para receber a família nas festas de fim de ano

Se você não sabe como decorar sua mesa posta para receber a família e amigos para as festas de final de ano, separamos algumas dicas para te ajudar! Para quem não conhece o termo mesa posta, vamos explicar um pouco sobre o termo.

Mesa posta é quando organizamos elementos em uma mesa com o intuito de apresentar a refeição para os convidados. Esses elementos são talheres, pratos, copos, jogos americanos, sousplat, entre outros elementos.

Entretanto, essa organização não tem como intuito deixar a mesa apenas bonita. Essa organização tem como objetivo principal organizar e dispor os itens com o objetivo de facilitar o momento de degustar a comida.

A decoração da mesa posta pode ser realizada não apenas em jantares especiais, mas é um habito que deve ser adquirido mesmo em refeições mais simples como o café da manhã.

Como decorar sua mesa posta?

O primeiro passo antes de iniciar a organização é saber quantas pessoas participaram da refeição e quais refeições serão servidas. Como estamos falando de refeições para uma ocasião mais especial. Os itens que serão utilizados para decoração devem combinar com o evento.

Após essas primeiras definições, é o momento de separar quais talheres, pratos, taças e copos serão necessários. Dessa forma, o que é básico em toda mesa posta é um jogo de porcelana, um jogo de copos, um conjunto completo de talheres, um conjunto de sousplat e guardanapos.

A quantidade desses itens irá depender do tipo e da quantidade de refeições que serão servidas.

Bom, para iniciar a decoração você deve escolher um bom centro de mesa. A escolha do centro de mesa é muito importante, pois a partir dele que serão selecionados os demais itens.

Que tal escolher um centro de mesa criativo e bem natalino? Olha que lindo essa sugestão!

Que tal escolher um centro de mesa criativo e bem natalino

Centro de mesa posta natalino

Baseado nesse modelo de centro é possível escolher as cores dos acessórios que irão compor o restante da mesa.

Lembrando que quanto mais detalhes, mais rica será a montagem da sua mesa posta! Aliás, mais uma dica de como decorar sua mesa posta, em ocasiões com muitas pessoas que tal colocar o nome das pessoas nos lugares.

Para fazer isso você pode utilizar um cartão com o nome da pessoa, colocar uma etiqueta em vasinho de flor ou quem saber utilizar essa ideia linda.

Lugares Marcados

Entretanto, se preferir que tal colocar uma mensagem bonita no guardanapo? Coloque um cartão desejando feliz natal ou feliz ano novo!

Decoração da mesa utilizando cores

Uma boa paleta de cores, com a toda certeza, fará toda a diferença na sua decoração. Então procure escolher cores que conversem entre si, ou que simbolizem a ocasião.

As cores favoritas do natal são vermelho, dourado, verde e branco. Já para o ano novo, as cores é dourado, prata, branco e objetos com muito brilho! Caso sua decoração seja minimalista, combine duas cores e use itens bem característicos da época.

Objetos que podem ser utilizados para decorar sua mesa posta

Os objetos que podem ser usados são os mais diversificados! Vale usar led, bolinhas de natal, velas, plantas, bonecos, o que vale mesmo é a criatividade! Algumas plantas mais utilizadas são:

  • Alecrim – representa saúde;
  • Arruda – afasta energias negativas;
  • Begônia – representa a fertilidade e o amor;
  • Manjericão e oréganos- trazem mais trabalho e dinheiro;
  • Orquídeas – despertam a prosperidade e a espiritualidade;
  • Romãs – atrai mais dinheiro para o próximo ano;
  • Frutas secas – simbolizam fartura e forte;
  • Uvas – também simbolizam a prosperidade;
  • Folha de louro – indica sucesso e riqueza;
  • Arroz cru – prosperidade e dinheiro.

Não sabe como organizar esses itens a mesa? Pegue pequenos vasinhos, coloque uma vela central e espalhe esses itens nas laterais.

Como Decorar Sua Mesa Posta Para Receber A Família Nas Festas De Fim De Ano

As velas são uma ótima pedida sempre! Elas conferem mais elegância a mesa, além de despertar a sensação de aconchego. Nas mesas de ano novo, balões flutuando e o número do novo ano, também são excelentes opções para colocar na decoração.

Guardanapos, toalhas e sousplat para decorar sua mesa posta

Agora vamos falar dos guardanapos. Muitas pessoas não sabem como dispor os guardanapos na mesa. Existem duas que são principais, em cima do prato, utilizando um porta-guardanapos para prender ou apenas colocá-lo sobre o prato.

Guardanapos toalhas e sousplat para decorar sua mesa

Os sousplat é um acessório lindo para mesa posta, ele por si só já confere um ar mais sofisticado. Mas é importante saber destacar essa peça na mesa. Para isso escolha um tom diferente para o sousplat da toalha e dos pratos.

Além de saber como decorar sua mesa posta, é importante saber dispor a mesa. Mantenha sempre uma distância de 40 centímetros entre os pratos, essa é a medida mínima para o conforto dos seus convidados. A toalha pode ter um tom mais neutro e a cor pode ficar no trilho central em que serão dispostos os arranjos da mesa.

A toalha pode ter um tom mais neutro

Tipos de serviços utilizados para servir

Além de saber como decorar sua mesa posta, ainda existem alguns tipos de serviços que podem ser utilizados. O serviço a americana é informal e prático, as comidas ficam na mesa ou nos aparadores. A organização deve ser a seguinte, comida no centro, guardanapos e pratos em uma ponta e taças, copos e talheres em outra.

Já o serviço à inglesa é bem-parecido com o dos restaurantes. Os convidados sentam a mesa posta e um garçom passa servido os convidados. O estilo à francesa é mais formal, a mesa posta é arrumada e o garçom vai até cada convidado que se serve sozinho. O convidado é servido pela esquerda. Além disso, o garçom também é responsável por tirar os pratos da mesa.

Dicas finais, apesar de muitos acessórios ficam lindos na mesa, não exagere! Os convidados precisam ter espaço para se servirem. Outro ponto é a altura dos arranjos, não use nada demasiadamente alto, os convidados precisam manter contato visual.

Se for utilizar plantas e velas aromáticas, cuidado com os cheiros. Use tudo muito suave, afinal você não quer nenhum outro aroma disputando com o cheiro da comida.

Por fim, não se esqueça de adequar os tecidos ao horário da confraternização. Se for durante o dia, use tecidos como algodão e linho, a noite, prefira rendas, bordados e cetim.

Agora que tal passar no nosso blog e conferir algumas receitas que preparamos para as ceias de final de ano? Agora que você sabe como decorar sua mesa posta para receber a família nas festas de fim de ano. No nosso site tem uma categoria recheada de itens de decoração te esperando, passa lá para conferir!

O que você achou?

Clique em uma estrela para avaliar!

0 / 5 Classificação: 5 Votos: 10

Your page rank:

Receitas fáceis para fazer nas ceias de natal e ano novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação
Fechar

Meu Carrinho

Fechar

Lista de Desejos

Visualizado Recentemente

Fechar

Que bom ver você aqui!

Já tem uma conta?

Fechar

Categorias